segunda-feira, 1 de abril de 2013

Economia


Economia

Imagem de satélite de plantações de diversos tipos na região da cidade dePerdizes.
O estado de Minas Gerais é o terceiro estado mais rico da Federação, atrás de São Paulo eRio de Janeiro, com um PIB de 282.522 bilhões de reais (IBGE/2008). A estrutura econômica do Estado apresenta um equilíbrio entre os setores industrial e de serviços, responsáveis respectivamente por 45,4% e 46,3% do PIB de Minas Gerais, enquanto a agropecuária contribui com apenas 8,3%.
Na agricultura, apresentam maior destaque no Estado a produção de cana-de-açúcarcafé,sojamilhoabacaxicebolafeijão e banana. Na pecuária, os maiores desempenhos são dabovinocultura de corte, suinoculturaavicultura e a produção de leite. O Município deMirabela no Norte de Minas é o maior produtor de Carne de sol do estado.
Sede da Usiminas em Belo Horizonte, a oitava maior empresa do Brasil.[40]
O estado possui o segundo maior parque industrial do país, atrás apenas de São Paulo.Os principais tipos de indústrias que atuam no estado são extrativa (mineração), metalúrgica, automobilística, alimentícia, têxtil, construção civil, produtos químicos e minerais não-metálicos. As regiões em que a indústria apresenta maior destaque são Central, Rio Doce (Leste), Zona da Mata, Sul e Triângulo.
Minas Gerais se destaca como um dos principais polos nacionais da indústria da tecnologia em eletrônica e telecomunicações, exemplo disso é a cidade de Santa Rita do Sapucaí no sul de Minas que ficou conhecida como "Vale do Silício" brasileiro, por criar produtos de alta tecnologia e avanço na TV digital (Padrão Brasileiro). O Parque Tecnológico de Belo Horizonte, mais conhecido como BH-TEC é um projeto em fase de implantação que pretende expandir a oferta de mão de obra especializada para o setor. O estado de Minas Gerais contribui para o setor através daCETEC Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais é uma instituição publica que cuntribui para a evolução tecnológica, pela apropriação de conhecimento e pelo desenvolvimento e antecipação de soluções inovadoras, ambientalmente compatíveis, em prol das empresas mineiras.[carece de fontes] No acumulado de janeiro a outubro de 2006, Minas Gerais exportou 12,85 bilhões de dólare, volume equivalente a 11,33% do total brasileiro, abaixo de São Paulo (33,28%), e à frente do Rio Grande do Sul (8,58%), do Rio de Janeiro(8,34%) e do Paraná (7,28%).
Em julho de 2012 a agência Standard & Poor's atribuiu a Minas Gerais o rating AAA na escala brasileira, o que configura como nota de grau de investimento, segundo a escala da agência. A nível global, Minas Gerais foi elevada a rating BBB-. Segundo a Standard & Poor's, a perspectiva dos ratings é estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário