segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pontos Turísticos: Araxá, a cidade de belas paisagens e águas terapêuticas


Araxá

Araxá
Araxá
Termas de Araxá /Divulgação
O primeiro lugar de onde se avista o sol é a definição da palavra araxá em tupi-guarani.  As primeiras referências aos índios Araxás que habitavam a região, datam do século XVI. A presença dos índios e a proximidade com o Quilombo do Ambrósio dificultaram a ocupação das terras. Somente por volta de 1780 surgiram as primeiras fazendas na região.
Com a descoberta de águas ricas em sais minerais e suas propriedades terapêuticas, o povoamento da região se intensificou.
A paisagem de serras, vales, cachoeiras e matas abriga a cidade de Araxá, que nasceu encravada em um vulcão extinto há 90 milhões de anos.
Araxá é uma cidade de porte médio, bem traçada, limpa e acolhedora. Lendas e mitos reforçam o encanto dessa terra.
A famosa D. Beja que viveu em Araxá no século XIX foi uma mulher que contrariou padrões de comportamento de sua época. De beleza e coragem indescritíveis, participou de movimentos políticos locais e teve sua vida transformada em novela de televisão. O Museu de Dona Beja abriga objetos e documentos relativos à história e às tradições culturais de Araxá.
Outras estórias são contadas nas ruas de Araxá, como é o caso de Filomena, que também viveu em meados do século XIX.  Acometida por varíola, foi isolada e com o agravamento da doença, teria sido, impiedosamente, enterrada viva. Diante de seu túmulo, foi construída uma pequena capela que, diariamente recebe grande número de visitantes.  Vários milagres foram a ela atribuídos.
Araxá é uma cidade completa em termos de atrativos, guarda encantos que não passam despercebidos pelo turista. A beleza da região é um convite para o ecoturismo.
O alto da Serra da Bocaina é o lugar perfeito para prática de vôo livre. Conhecido como Horizonte Perdido, situa-se no tabuleiro da serra e dela tem-se uma vista panorâmica da região.
O Complexo do Barreiro é uma das melhores atrações turísticas de Minas Gerais. O nome Barreiro vem em decorrência da lama que se forma a partir das fontes naturais da região. São famosos os sabonetes de lama e sais minerais de Araxá. O prédio principal é dos anos 1940 e mantém seu esplendor. Foi restaurado, modernizado e é tombado pelo IEPHA. Os vitrais do saguão das Termas retratam cenas da cidade. Os jardins levam assinatura de Burle Marx e os imponentes salões são de mármore de Carrara e têm lustres de cristais alemães. São 450 mil m² de área verde com lago e fontes de água medicinal além das 5 piscinas, entre as quais uma semi-olímpica. Além de um ser um local extremamente agradável, oferece tratamentos de pele, aromaterapia, cromoterapia, massagens, ducha escocesa, saunas, fisioterapia, ginástica, salões de recreação e beleza. É ideal para o lazer e descanso. Pode-se praticar arvorismo, arco e flecha e tennis. Distante 8 km do centro da cidade, o complexo está incrustado entre colinas e muito verde. No Barreiro, além das fontes e da Mata da Cascatinha, outro atrativo natural é o Lago do Grande Hotel, onde a prática da pesca amadora é permitida. Há, ainda, as opções de ciclismo, rapel, tirolesa, escalada e trekking.
Um delicioso passeio é caminhar até o Parque do Cristo, de lá se tem uma vista panorâmica de Araxá.
Fonte: Descubraminas e Prefeitura de Araxá


Nenhum comentário:

Postar um comentário